quinta-feira, 16 de maio de 2013

Sinto que... # 24

Detesto Queimadas...

Uma das notícias que mais me entristece é ouvir que há um incêndio em alguma reserva.
Me corta o coração pensar em cada árvore, flor e vegetação destruída.
Triste também é constatar os animais que morrem: muitas espécies de pássaros e seus ninhos cheios de filhotes, lebres, jabutis, abelhas e colmeias, macacos, gatos do mato, tamanduás, etc...etc...

Muitas vezes os incêndios podem ocorrer de forma espontânea na vegetação do cerrado, por exemplo, por ser muito seca, o próprio calor do sol pode provocar faíscas. Até aí a gente entende. Mas o intolerável é saber que algumas pessoas colocam fogo em matas, ou simplesmente jogam bitucas de cigarro pela janela do carro numa alto-estrada provocando queimadas horríveis e de grande proporção.


Infelizmente as queimadas não acontecem só em florestas e bosques, elas acontecem muitas vezes em pequenas reservas naturais que insistem em lutar por espaço nas grandes cidades. Aí, além do prejuízo ambiental as queimadas acabam fazendo mal ao ser humano, causando doenças respiratórias reduzindo sua capacidade respiratória.

Perto de casa tem uma pequena reserva. Há alguns dias colocaram fogo nela. 
Foi horrível, a fumaça chegava longe e o ar ficou totalmente irrespirável. Somente os bombeiros conseguiram conter as chamas.
Sabemos que existem leis ambientais que garantem multa a pessoa que provocar incêndio. Mas NUNCA vi alguém realmente ser punido, afinal, neste país existem leis que nunca são aplicadas...Mas isto é assunto pra outro post. 

Nenhum comentário: