Em homenagem a eterna diva preparei um resumo de sua vida.
Marilyn nasceu em 01/06/1926 e seu verdadeiro nome era Norma Jean Mortenson.
Sua mãe chamava-se Gladys e seu pai Martin. Marilyn recebeu o sobrenome Mortenson de seu pai, mas ela nunca o conheceu. O pai abandou sua mãe com três filhos.
Sua mãe Gladys a partir de uma certa idade começou apresentar problemas de esquizofrenia e vivia internada em hospícios, por essa razão, Norma Jean passou grande parte de sua infância e adolescência em lares adotivos.
Em 1942 aos 16 anos de idade casa-se com James Dougherty - namoradinho do colégio.
Quando James partiu para a guerra, Norma começou a trabalhar numa fábrica. Certo dia um fotógrafo foi fazer fotos das meninas que ajudavam com os armamentos de guerra. Quando fotografou Norma Jean viu que era bonita e muito fotogênica então a convidou para trabalhar como modelo fotográfico.
Seu marido não gostou, por isso divorciaram-se em 1946.
Assim começa a carreira de pin-up de Norma Jean. Enquanto era modelo fez cursos de teatro. Foi orientada a pintar o cabelo de louro e logo conseguiu pequenas aparições em filmes da 20th Century Fox.
Foi quando mudou também seu nome artístico para Marilyn Monroe.
Seu primeiro papel no cinema onde tinha pequenas falas foi em "Scudda hoo! scudda hay!"
Depois em "Ladies of the Chorus" onde cantava e atuava.
Embora tivesse participado de alguns filmes sua popularidade ainda era baixa e Marilyn continuou fazer fotos para catálogos de moda e calendários.
De 1948 a 1953 foram vários pequenos papéis e aparições em filmes.
Em 1952 veio seu primeiro papel dramático como protagonista no filme: "Don't bother to knock".Embora fosse sempre rodeada por pessoas, Marilyn se sentia muito solitária. Não tinha muitos amigos.
Ainda em 1952 Marilyn já era uma estrela famosa e muito desejada e foi num jantar, que ela conhece o famoso jogador de baseball Joe DiMaggio que logo a conquistou com sua simpatia e bom humor.
Em 1954 se casam e vão para o Japão em lua de mel.
Mesmo em lua de mel Marilyn visitou a Coréia e fez 10 shows para os soldados americanos que estavam em guerra o que deixou Joe muito irritado e enciumado. Ele não suportava ver o quanto Marilyn gostava de seu trabalho. A partir daí vieram as constantes brigas do casal.
Em 1954 enquanto Marilyn filmava "Seven Year Itch" Joe tem um surto de ciúmes assistindo as filmagens, principalmente ao ver a famosa cena do vento levantando sua saia. Algumas pessoas relatam que ele chegou a agredi-la fisicamente. Algum tempo depois foi anunciado o divórcio à imprensa.
Em 1956 aos 30 anos Marilyn conhece o dramaturgo inglês Arthur Miller e se casam numa cerimônia simples e com poucas pessoas. Também neste ano Marilyn converteu-se ao judaísmo por conta de Miller ser judeu.
Marilyn e Arthur pareciam o casal perfeito, mas o que a mídia não sabia é que Marilyn passava a maioria do tempo sozinha na mansão em que moravam. Miller passava o tempo fora e quando estava em casa ficava trancado em seu escritório escrevendo.
Em 1959 após o término das filmagens na Inglaterra do filme "The Prince and the showgirl" Marilyn e Miller voltam aos Estados Unidos onde Marilyn descobre estar grávida.
Foi a melhor notícia que ela teve em toda sua vida pois tinha dificuldades para engravidar e seu maior sonho era ser mãe. Mas infelizmente a alegria durou pouco pois ela perde o bebê com poucos dias de gestação.
A perda do bebê desencadeou muitos outros problemas que ela já tinha desde muito jovem.
Marilyn tinha dificuldades para dormir e muitas vezes era orientada a tomar remédios fortes. O problema é que tornou-se dependente. Durante o dia tomava energéticos e remédios estimulantes para se manter acordada o que gerou um colapso em sua saúde mental. Marilyn começou a ter crises de esquizofrenia e em 1961 foi internada no hospital psiquiátrico de Payne Whitney, onde passou alguns meses.
Em 1962 Marilyn divorcia-se de Arthur Miller e começa as filmagens de "Something's got to give". Estava mais magra e parecia feliz por começar uma nova etapa em sua vida.
No mesmo ano é convidada para cantar Happy Birthday para o presidente John Kennedy. Na ocasião conhece a família Kennedy e passa a frenquentar suas festas e reuniões com amigos. Daí surgem os boatos de um romance com JFK.
Última entrevista e sessão de fotos tirada pelo fotógrafo Allan Grant em sua casa em Los Angeles (03/08/62).
Em 5 de Agosto de 1962 Marilyn foi encontrada morta em sua casa em Los Angeles - Califórnia. Era por volta das 4:30 da manhã quando a empregada a encontrou de bruços em sua cama, sem vida. Pela autópsia constatou-se que ela ingeriu um coquetel de remédios antes de dormir o que a levou a morte. Alguns acreditam que ela suicidou-se, mas há muitos indícios de que Marilyn teria sido assassinada. Algumas teorias circulam sobre as circunstâncias da morte. Há indícios de que haviam pessoas durante aquela noite em sua casa e a última ligação de Marilyn foi para o presidente Kennedy. Alguns especialistas e investigadores acreditam que Marilyn sabia demais por frequentar a casa dos Kennedy.
Marilyn Monroe morreu aos 36 anos de idade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário